
Chatbot é responsável pelo atendimento a mais de 1 milhão de estudantes de todo o País.
A Kroton, uma das maiores organizações educacionais privadas do mundo, anuncia economia de R$ 1,5 milhão ao ano utilizando soluções da Plusoft.
O Assistente Virtual Inteligente (AVI), conhecido também como chatbot avançado, está atendendo mais de 1 milhão de alunos de todo o Brasil, proporcionando uma experiência sem igual aos estudantes.
“Depois da implantação da aplicação da Plusoft, conseguimos fazer o atendimento aos alunos por meio de equipe da própria Kroton, eliminando o call center terceirizado”, diz Diego Theodoro, Gerente de Atendimento da Kroton.
Segundo ele, a qualidade melhorou muito porque o AVI, chamado Julia, faz o primeiro atendimento e a eficácia é tanta que, na maioria dos casos, os alunos saem satisfeitos já nesse primeiro contato.
“Pesquisas mostram que jovens não querem perder tempo e desejam canais de comunicação que funcionem a qualquer horário do dia ou da noite”, diz o executivo.
Segundo o gerente da Kroton, com a Julia, a empresa diminuiu em 60% o seu quadro de operadores e ainda conseguiu criar uma proximidade maior com a forma de comunicação dos jovens.
A Plusoft, como maior fabricante brasileira de CRM e plataformas digitais de relacionamento, ofereceu toda a estrutura de atendimento automatizado.
O chatbot disponível no portal do aluno é responsável pelo atendimento de toda a instituição que possui mais de um milhão de alunos em todo o país em seus cursos presenciais e a distância.
“O grande diferencial agora é que o atendimento é muito mais ágil e ininterrupto, oferecido durante os sete dias da semana, 24 horas por dia”, diz Marildo Matta, Diretor de Inteligência Artificial da Plusoft.
A Julia já entende e resolve sozinha 80% das dúvidas e solicitações dos alunos.
Por usar recursos de inteligência artificial, esse percentual está em constante crescimento, uma vez que a Assistente Virtual Inteligente é capaz de aprender a cada nova interação.
Seu trabalho é aprimorado com apoio de um time de profissionais que analisa seu desempenho e apresenta novas perguntas e temas para ela endereçar.
Esse monitoramento aumenta a semântica do robô e melhora a experiência dos estudantes durante o atendimento.
As dúvidas variam de acordo com o período do ano. No início das aulas, por exemplo, os estudantes questionam como acessar o portal do aluno, emitir certidões escolares, assistir às aulas virtuais e imprimir boletos.
No final do semestre, perguntam sobre datas das provas e entregas dos trabalhos. Julia consegue até se comunicar com os alunos, enviando informações e links de sites.
A implantação de um AVI, além de reduzir custos para a empresa, otimiza tempo e melhora a assertividade nas respostas geradas para os clientes.
“O AVI veio para melhorar a experiência do consumidor no momento em que ele aciona a companhia, gerando uma resposta mais rápida e efetiva”, afirma Matta.